O Projecto Jardins de Vidro desenvolveu ao longo dos últimos anos lectivos, várias actividades práticas, que possibilitaram aos alunos adquirir e ampliar conceitos gerais de ecologia e desenvolver capacidades e atitudes de autonomia, responsabilidade e cooperação. A instalação de um pequeno centro de recursos, com livros e revistas especializadas em horto-floricultura, permitiu aos alunos seleccionar e sintetizar informação que organizaram em portefólios.
Ver galeria de fotografias
O nosso trabalho ao longo do ano...
Trabalhando como pequenos-grandes cientistas, os alunos desenvolveram estudos experimentais, recorrendo a todas as etapas do método científico: a partir de problemas e hipóteses, investigaram os tipos de solo da nossa escola, estudaram a influência da luz, temperatura e humidade na germinação de diversas sementes, pesquisaram amido nas reservas das sementes e registaram o impacto de diversas concentrações de detergente nas plantas. Todo este trabalho está registado nos respectivos relatórios científicos.
Ao longo de todo o ano, os alunos propagaram plantas, aplicando técnicas de estacaria, de repicação, de re-envasamento e construíram bio-colunas. A reutilização de materiais do dia a dia foi sempre incentivada: das palhinhas a garrafões em pvc, de copos plásticos a embalagens de pipocas, tudo nos serve para "fazer ciência" de uma forma fácil e acessível a todos. A face mais visível destes trabalhos é a presença de pequenos jardins, na zona anexa ao Pombal recuperada pelos alunos, mantidos com todo o cuidado pelos vários alunos!
Globalmente, este projecto cria uma dinâmica de estudo científico de ecossistemas que culminará, no próximo ano lectivo, com a utilização de uma estufa escolar, que esperamos seja construída de forma a nela trabalharmos no próximo ano lectivo.
As actividades visam um trabalho interdisciplinar, articulando saberes e práticas de várias áreas do conhecimento, nomeadamente da biologia, geologia, física, química e geografia. A ligação do projecto às Artes é também visível: nas aulas de Educação Visual criou-se um logotipo para o projecto, trabalho realizado pelos alunos do 8ºB e orientado pela professora Isabel Gouveia. Também a localização geográfica e a marcação da zona de instalação da estufa foi feita por um grupo de alunos do 8ºB em trabalho orientado pelo professor José Pontes (Educação Visual).
Muitos são já os que, na comunidade escolar, colaboram connosco. Destacamos, em especial, o contacto estabelecido com a "Estufa Novo Sol", pelos professores Manuel Gomes (E.F.) e Manuela Silva (E.F.): no nosso feriado municipal, deslocámo-nos até Pegões onde o Engenheiro Silveira nos recebeu com toda a simpatia, mostrando-nos o funcionamento das várias estufas de produção e fornecendo ainda várias plantas para o nosso projecto. Agradecemos esta preciosa ajuda!
|