Menu
Escola
Informações
Documentos
Projecto Curricular de Escola criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

Projecto Curricular de Escola

ImageAs mudanças tecnológicas, económicas, políticas e sociais têm exercido sobre o sistema educativo pressões significativas, particularmente sobre as escolas, originando transformações profundas. Com os sinais de crise do estado-providência assiste-se a uma evolução para um Estado catalisador das iniciativas locais, reconhecendo à Escola e aos professores outras funções para além do cumprimento do currículo prescrito a nível nacional cujo desenvolvimento se desejava idêntico em todas as escolas.

 (Leite, C., 2003)

 A diversidade das escolas deve ser potencializada no sentido de melhor se adaptar ao contexto em que se insere, aos recursos de que dispõe e às características da sua população e do meio.

Cabe ao Projecto Curricular de Escola o papel de, em função dos currículos nacionais estabelecidos e do Projecto Educativo de Escola, definir "as competências essenciais e transversais em torno das quais se organizará o projecto e os conteúdos que serão trabalhados em cada área curricular, tendo por referência uma análise vertical dos programas." (Leite, C., 2003:116)

Segundo Céu Roldão (1999) citada por Carlinda Leite, o Projecto Curricular de Escola pode ser definido como sendo uma "forma particular como, em cada contexto, se reconstrói e se apropria um currículo face a uma situação real, definindo opções e intencionalidades próprias, e construindo modos específicos de organização e gestão curricular, adequadas à consecução das aprendizagens que integram o currículo para os alunos concretos daquele contexto." (2003:116)

 

Diagnosticadas as situações problemáticas, identificadas no PEE, foram definidas as finalidades e os objectivos específicos que se pretendem atingir com o PCE.

Segue-se, na estrutura deste documento, as opções curriculares da escola ao nível do 3º Ciclo, do Secundário e do Recorrente. São ainda definidas, modalidades e estratégias de apoio educativo, espaços e actividades de enriquecimento curricular e critérios de avaliação dos alunos.

Termina com uma proposta de avaliação do PCE e sugestões para a elaboração dos Projectos Curriculares de Turma (PCT).

Download do documento completo

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Um olhar...
Google
Ementa Mensal
ementas.jpg
Visite!!!
Arquivo