Menu
Escola
Informações
Documentos

Warning: Call-time pass-by-reference has been deprecated in /home/esecsamp/public_html/mambots/content/podcast.php on line 24

Warning: Call-time pass-by-reference has been deprecated in /home/esecsamp/public_html/mambots/content/podcast.php on line 26
Projecto Educativo criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

Projecto Educativo 

ImageO mínimo que se exige de um educador é que seja capaz de sentir os desafios do tempo presente, de pensar a sua acção nas continuidades e mudanças do seu trabalho pedagógico, de participar criticamente na construção de uma escola mais atenta às realidades dos diversos grupos sociais.”

António Nóvoa

 

A Administração Educativa delega nas estruturas da escola a construção dos chamados instrumentos de autonomia que se devem constituir como elementos estruturantes das suas cultura e identidade próprias. Entre estes, o Projecto Educativo assume particular importância já que é nele que se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo as quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa.

Este pressuposto implicaria a passagem de um sistema educativo de estrutura vertical centralizada, em que uma organização institucional descendente procura servir um conjunto de propósitos fortemente homogeneizadores, para um sistema de regulação horizontal, intérprete do reconhecimento não discriminatório das diferenças. Diferenças entre os locais e as suas culturas, entre os alunos, entre os professores, entre a organização das escolas.

A experiência ao abrigo do regime de autonomia, administração e gestão das escolas tem revelado, contudo, uma outra realidade: os protagonistas passaram de meros agentes para actores dos processos, mas continuam a ser os grandes alvos de um sistema que, através de novas fórmulas de neocentralismo, permanece, acima de tudo, vertical. Na verdade a escola ganhou alguma autonomia para se organizar internamente, passou a ter de assumir a responsabilidade pelas suas práticas e pelo insucesso educativo e social, mas continua dependente da Administração para tudo o resto, ou seja nos planos da acção e da decisão estratégica.

Apesar de tudo, entendemos que existe uma margem de intervenção, limitada, mas real, capaz de produzir alguma diferença. Nessa perspectiva, partimos para a construção do Projecto Educativo tendo em vista garantir um dispositivo orientador que, acima de tudo, defina uma missão para a escola, explicite valores comuns, defina um sentido para a acção colectiva, produza uma identidade.

Passado e presente têm-se conjugado com uma singularidade especialmente criativa e dinâmica no sentido de alcançar uma identidade própria para a escola. O lema deste Projecto Educativo, "por uma escola inclusiva de qualidade" é prova de que o conseguimos. A escola deverá continuar a ser para todos, não deixando de investir na qualidade e na excelência, esforço construído colectivamente e que se fundamenta, no prazer de estar, pertencer, ser da Escola Secundária de Sampaio.

 

Projeto Educativo 2014

  

 

 
< Artigo anterior
Um olhar...
Google
Ementa Mensal
ementas.jpg
Visite!!!
Arquivo